Vantagens e Desvantagens do Uso de Trackers em Sistemas Fotovoltaicos.

Avatar

Por Fotus

Fotus

Por Fotus

Vantagens e Desvantagens do Uso de Trackers em Sistemas Fotovoltaicos.

Hoje iremos falar sobre o uso de trackers em sistemas fotovoltaicos. Ao longo dos últimos anos, em razão do aumento significativo de instalações fotovoltaicas, houve um crescimento significativo de pesquisas na área solar, principalmente no desenvolvimento de equipamentos para melhorar ainda mais a eficiência dos sistemas.

Devido a esse fato, no artigo de hoje iremos falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens da instalação e uso de trackers em sistemas fotovoltaicos. Este equipamento, que possui a função de alterar o ângulo de inclinação do módulo no decorrer do dia, tem como objetivo fazer com que os módulos sempre trabalhem no seu melhor ângulo de incidência solar. Consequentemente, o sistema terá aumento da geração de energia ao longo do tempo.

Uso de trackers.
Uso de trackers.

No mercado, atualmente, existem disponíveis alguns tipos de trackers que variam de acordo com a complexidade da operação e os diferentes tipos de rotações. De acordo com o tipo de rotação eles podem ser de eixo único ou de dois eixos e com relação ao funcionamento eles podem ser com base em sensores, data e tempo ou em ambos. Ou seja, quanto maior a complexidade do sistema, maior será o custo para implementação do equipamento.

Projetos de grande escala geralmente usam rastreadores de eixo único horizontais, enquanto que os rastreadores de eixo duplo são utilizados e, fazem mais sentido, em aplicações residenciais nos países em que é homologada a venda da energia gerada pelo sistema fotovoltaico.

VANTAGENS DO TRACKER

Os sistemas que possuem tracker, apresentam uma geração maior de energia quando comparado com sistema fixos. Isso ocorre devido ao aumento da exposição direta dos raios solares.

É possível aumentar a produção de energia em até 30% com trackers de eixo único e até 40% com trackers do tipo dois eixos. No gráfico abaixo é possível observar o crescimento da produção comparando dois sistemas, um com tracker e outro sem.

Na imagem acima nós podemos ver que a energia produzida no dia em instalações fixas e em instalações com trackers (no caso com 2 eixos). A curva cinza corresponde a instalação estática, enquanto que a curva verde mostra a geração com o tracker de 2 eixos. Ambas as instalações estão utilizando os mesmos painéis.

Como podemos observar, os módulos instalados no sistema com tracker receberam maior radiação solar e, consequentemente, produziu mais energia ao longo do dia. A performance aumento em torno de 40% comparado com o sistema fixo.

Além disso, os sistemas que possuem trackers tornam-se mais eficientes já que, com a mesma quantidade de espaço necessário para os sistemas de inclinação fixa, eles produzem uma quantidade maior de energia.

Outro aspecto importante a ser citado é que em razão do rastreador solar, não só a produção de energia aumenta, mas também melhora a forma como a potência é entregue. Com o tracker é possível estender o tempo de fornecimento da máxima potência e, assim, produzir capacidade máxima em mais horas do dia.

Isso pode ser observado na curva acima. Na curva cinza podemos ver que ocorre um aumento gradual da potência de saída até o pico de geração na parte do início da tarde, durante a tarde a potência volta a cair. Mas na curva verde, podemos observar como o sistema atinge a potência máxima no início da manhã e só começa a decair na parte do início da noite.

DESVANTAGENS DO TRACKER

A instalação de sistema de rastreamento solar, torna o sistema fotovoltaico mais caro devido ao uso de tecnologias mais complexas. Além disso, esse tipo de sistema exige um plano de manutenção mais completo e preciso, o que o torna mais caro mantê-lo sempre com funcionamento correto.

Outro ponto, é que sistemas com uso de trackers exigem uma melhor preparação com o local da instalação, além de cuidados extras com cabeamento e estrutura. Os rastreadores não possuem uma boa adaptação em condições ambientais adversas, ou seja, um sistema fixo se adapta melhor a locais que as condições ambientais são mais severas.

Quer saber sobre a venda e distribuição de kits fotovoltaicos? Acesse o nosso site e fique por dentro dos mais recentes lançamentos de kits para o mercado de geração de energia solar.

Acesse também as nossas redes sociais e saiba as principais novidades e promoções do time Fotus Distribuidora Solar.

Autora:

Catarina M. C. Dagostini – Engenheira Eletricista e parte da equipe de Suporte Técnico na Fotus Energia Solar.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com sua equipe e colegas de trabalho. Se você tem alguma sugestão, dúvida ou correção fique à vontade para nos contatar através do e-mail: suporte@fotusenergia.com.br