Inversores trifásicos: quais os diferenciais na escolha de um? 

Avatar

Por

Por

Inversores trifásicos: quais os diferenciais na escolha de um? 

Você já conhece os diferenciais dos inversores trifásicos? Quem acompanha ou entende sobre a geração de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos sabe que os inversores são peças fundamentais em qualquer projeto. 

E que mesmo na categoria de inversores existem diferentes modelos que variam de marca, tamanho, capacidade e tecnologia que cada um tem para atender as necessidades de diferentes projetos. 

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre as particularidades dos modelos de inversores trifásicos e porque você deve investir neles. Tenha uma ótima leitura! 

Como funciona um inversor fotovoltaico? 

Antes de mais nada, é preciso que você entenda o motivo dos inversores serem peças fundamentais para a ativação e funcionamento de um sistema fotovoltaico. 

A mais importante das funções de um inversor é a de converter a energia elétrica gerada a partir dos módulos fotovoltaicos, de corrente contínua (CC), para corrente alternada (AC). 

Com isso, a energia gerada é transformada em energia no padrão da rede elétrica, pois além de fazer a conversão, o inversor também deixa a energia para a mesma tensão e frequência da rede. 

Ao fazer isso, a corrente alternada, resultado do processo, é redirecionada à instalação, seja de residência, área comercial ou industrial, alimentando a demanda de energia. 

Por padrão, os inversores utilizam o sistema de MPPT – um rastreador do ponto máximo de frequência que tem o objetivo de gerar a maior eficiência possível na instalação. 

No entanto, existem situações que demandam alguns modelos específicos de inversor. Por isso é importante que você saiba quando utilizar um inversor trifásico no projeto. 

Quando é necessário escolher um inversor trifásico para o seu projeto? 

Para descobrir o inversor ideal para seu projeto de geração de energia solar, primeiramente é feito o dimensionamento de acordo com o consumo de energia do local. 

Por isso é necessário selecionar um inversor apto a gerar essa mesma quantidade de energia para que não aconteça uma sobrecarga ou uma insuficiência na corrente redirecionada de volta à rede. 

Quando inversores trifásicos são utilizados, geralmente são para suprir a demanda de residências e indústrias maiores. Já que são ideais para atender sistemas com um consumo maior de energia, de mais de 25 KW. 

A carga excedente de sistemas fotovoltaicos que utilizam inversores trifásicos também é redirecionada à rede, podendo, inclusive, suprir outras instalações. Além de economizar na hora de pagar contas de energia, essa característica permite que todo o consumo seja aproveitado tanto pela instalação, quanto pela própria rede. 

Os sistemas de energia solar, além dos benefícios citados, também ajudam a contribuir com a preservação do meio ambiente, já que utilizam uma alternativa limpa e sustentável de geração de energia. 

Vantagens dos inversores trifásicos

A principal vantagem dos inversores trifásicos, em comparação aos monofásicos, é a capacidade de transmitir uma quantidade maior de potência para as cargas e para a rede elétrica. Permitindo a criação de sistemas solares de maior porte.  

Isso se deve ao fato de os inversores trifásicos dividirem uniformemente a energia elétrica entre as três fases, reduzindo assim a corrente em cada cabo, as perdas por aquecimento e minimizando problemas relacionados a queda de tensão.  

Um inversor com três fases resulta em um funcionamento mais estável e eficiente. A potência produzida é constante com menos desligamentos dos inversores e com menos oscilações de tensão e frequência da rede.

Por que escolher a Fotus na compra de inversores trifásicos? 

Somos a distribuidora oficial das principais marcas de inversores, que atendem projetos de sistemas solares de pequeno à grande porte. A venda e distribuição de kits fotovoltaicos é feita para integradores de todo o território brasileiro. Além de trabalharmos com algumas das principais marcas mundiais: GEGoodweGrowattKehua e Solis

Os inversores trifásicos que comercializamos são On Grid e String, adequados para uma alta variedade de aplicações. Eles são utilizáveis em telhados residenciais ou industriais, sistemas de edifícios comerciais e até mesmo em usinas solares. Além disso, são inversores que possuem grau de eficiência acima de 97% e designs exclusivos.

O nosso grande diferencial está no suporte técnico formado por engenheiros e especialistas certificados pelos fabricantes e prontos a atender aos integradores parceiros de forma rápida e eficiente.

Além disso, o nosso comercial também é formado por engenheiros, altamente reconhecidos pelo atendimento humanizado e personalizado, sempre com a preocupação de garantir a compra do kit ideal do integrador, de acordo com cada tipo de projeto.

Quer saber mais sobre a venda e distribuição de kits fotovoltaicos com inversores trifásicos? Acesse o nosso site e fique por dentro dos mais recentes lançamentos para o mercado de geração de energia solar.

Acesse também as nossas redes sociais e saiba as principais novidades e promoções do time Fotus Distribuidora Solar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *