Dicas de pós venda para fidelizar seus clientes.

Avatar

Por Fotus

Fotus

Por Fotus

Dicas de pós venda para fidelizar seus clientes.

Hoje iremos falar sobre dicas de pós venda. Sabemos que no mercado fotovoltaico mais de 50% das vendas de energia solar surgem por indicação. Para essa relação ser mantida, um dos principais pontos a serem trabalhos é o pós venda dos sistemas instalados.

Depois de finalizar um projeto para o cliente, é iniciada uma jornada de 25 anos com o mesmo. Então, nada mais é do que um processo de ‘customer experience’ que é preciso manter para que os fatores que fizeram aquele cliente comprar a planta sejam mantidos nesse período.

Separamos alguns exemplos de situações que poderiam ser evitadas se o pós venda tivesse sido realizado com sucesso!

Situação 1 – O cliente instala no primeiro mês um ar-condicionado e a conta vem mínima. Isso se mantém nos próximos dois meses, porém, logo após, o cliente decide comprar uma cervejeira e um aquecedor. Consequentemente, a conta de energia virá maior do que anteriormente devido ao crescimento do consumo.
O cliente, após ver o aumento da conta, irá questionar o integrador dizendo que ele não cumpriu com o que foi prometido. Para explicar a situação, o integrador terá que apresentar o relatório de geração, a conta de luz e mostrar que o consumo aumentou devido as novas compras.

Dica: Sempre acompanhe as contas de energia do cliente pois, dessa forma, você poderá avisar ao consumidor que o consumo de energia está aumentando e que o sistema projetado talvez não seja suficiente para suprir a demanda da instalação. É muito mais vantajoso para o cliente pagar por uma placa adicional para complementar a planta do que pagar para a concessionária. Antecipar a realidade do aumento de consumo é onde se vende uma ampliação de usina. Além de evitar que o nome do integrador e do fabricante, seja manchado, devido ao cliente achar que foi enganado. Sendo assim, o processo de pós-venda reduz toda essa situação.

Situação 2 – O cliente liga questionando o porquê uma conta de luz veio alta.
E o motivo seria a baixa da performance devido a placa está suja.

Dica: O fato de orientar ao cliente sobre a manutenção e limpeza dos equipamentos, seria uma prática de pós-venda e anteciparia toda a situação.

A mudança da chave de pós-venda passivo para o ativo é onde o integrador irá ter sucesso no mercado. Será realizado a redução de danos, de gastos e ainda gerar outras receitas.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com sua equipe e colegas de trabalho. Se você tem alguma sugestão, dúvida ou correção fique à vontade para nos contatar através do e-mail: marketing@fotusenergia.com.br

Quer saber sobre a venda e distribuição de kits fotovoltaicos? Acesse o nosso site e fique por dentro dos mais recentes lançamentos de kits para o mercado de geração de energia solar.

Acesse também as nossas redes sociais e saiba as principais novidades e promoções do time Fotus Distribuidora Solar.