Integradicas: Presença Digital, ferramentas e estratégias gratuitas de marketing digital para a sua empresa

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Integradicas: Presença Digital, ferramentas e estratégias gratuitas de marketing digital para a sua empresa

Dica #1: Utilize ferramentas e estratégias que movimentem os canais digitais de comunicação da sua empresa.

Quando falamos de ferramentas e estratégias de marketing digital parece fácil, mas é difícil! Parece o básico, mas nem todos fazem!

Não é novidade que as pessoas já tinham o costume de verificar sobre os seus fornecedores na internet, mas com a quarentena todos nós estamos muito mais antenados virtualmente e com certeza os nossos hábitos mudarão daqui em diante. E o que antes era apenas um “plus” para efetuarmos uma compra, agora será essencial para avaliar a credibilidade de uma empresa. E ver que as redes sociais estão atualizadas e o seu site é bem estruturado serão requisitos fundamentais.

Mas não simplesmente atualizar, tudo deve ser planejado, pensando na necessidade do seu cliente. Devemos atualizar nossas redes com conteúdo, algo que seja relevante para o dia do seu cliente, informações que de fato agreguem e façam a diferença, estratégia também conhecida como marketing de contexto.

Um exemplo de comportamento digital que passou a fazer parte da vida dos brasileiros durante a quarentena, são as famosas lives (shows ou conteúdos que são transmitidos ao vivo em canais digitais – Instagram, YouTube, etc). O “boom” desse movimento aconteceu com a live de um cantor sertanejo que fez uma super produção em sua casa (e não só cantou algumas músicas sentadas no sofá, como estava sendo feito antes, e com baixa aderência da população). O intuito do cantor era entreter seus fãs em casa no sábado a noite e certamente entediados pela quarentena, e consequentemente gerar doações para instituições e pessoas que estão passando por dificuldades nesse tempo de crise econômica. Surpreendentemente foi o show online com mais visualizações, engajamento e doações arrecadadas a nível mundial dos últimos tempos. A partir de então, o estilo de apresentação virou tendência com quebra de recordes mundiais a cada apresentação dos famosos.

É claro que as grandes marcas não iam ficar fora desse movimento, já começaram a adaptar o seu estilo de fazer publicidade a essa nova realidade, patrocinando fortemente os artistas durante suas lives e ampliando a tradicional publicidade off-line durante os shows e eventos. Esse é o marketing de contexto citado acima, se apoderar do momento para divulgar sua marca, não atrapalhar o consumidor (nesse caso, em seu momento de entretenimento e lazer) e ao mesmo tempo ser lembrado por estar presente no seu momento de diversão  e solidariedade com a sociedade durante a quarentena.

Aí vão algumas dicas marketing digital, canais (gratuitos) que você pode implementar na sua empresa:

Facebook | Instagram

Crie a página da sua empresa e mantenha ela atualizada com os seus serviços e conteúdos relevantes para o seu público alvo.

YouTube

Caso consiga gravar vídeos, é bem interessante criar um canal no YouTube para disseminar conteúdo para o seu público alvo e ser referência no seu setor.

Linkedin

É uma rede social profissional, crie o seu perfil e interaja com a sua rede profissional. Pode criar artigos, fazer contatos de novos negócios e trocar informações sobre o mercado.

Ferramentas e estratégias para seu Site

Crie um site para sua empresa, insira informações como quem somos, serviços oferecidos, cases de trabalhos, produtos e marcas, contatos, etc.

Ferramentas fáceis e gratuitas para criar seu site:

WordPress: https://br.wordpress.com/

Site123: https://app.site123.com/

Wix: https://pt.wix.com/

Webnode: https://www.webnode.com.br/

Blog

Escreva conteúdo de qualidade coloque no blog que deve estar hospedado no seu site e assim contribuirá com o seu SEO (busca orgânica no Google).

SEO

Otimização do seu site para mecanismos de pesquisa, é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário e outros.

Ferramentas e estratégias para E-mail Marketing:

Construa uma base de leads (cadastros), para que possa nutri-los de conteúdo, promoções, novidades, etc.

Ferramentas que fazem envio de e-mail grátis:

Nitronews: https://www.nitronews.com.br/

Mailchimp: https://mailchimp.com/

Sendinblue: https://pt.sendinblue.com/

WhatsApp Business

Crie contatos no WhatsApp e de tempos em tempos mande mensagem para que os seus contatos salvem o seu número, assim poderá criar listas de transmissão e nutrir seus clientes com suas informações, conteúdos de forma mais rápida.

Aproveitando a tendência, que tal fazer cursos online e gratuitos sobre Marketing Digital, seguem algumas opções:

Marketing Digital: https://www.primecursos.com.br/marketing-digital/

Introdução ao Marketing para Empreendedores: https://endeavor.org.br/marketing/introducao-marketing-empreendedores/

Fique atento aos próximos artigos, traremos mais dicas de ferramentas e estratégias para te ajudar a sair na frente da concorrência.