Dicas de Recebimento e Armazenamento de Equipamentos Fotovoltaicos

Avatar

Por Fotus

Fotus

Por Fotus

Dicas de Recebimento e Armazenamento de Equipamentos Fotovoltaicos

Nesse artigo, vamos compartilhar dicas sobre o armazenamento de equipamentos fotovoltaicos. Quando falamos que um módulo fotovoltaico tem 10 a 15 anos de garantia contra defeito de fabricação e de 5 a 25 anos de garantia de eficiência, o consumidor acredita que se este módulo solar apresentar qualquer problema, está acobertado pela garantia e isso não é verdade.

Observe sempre os manuais e certificados de garantia, pois neles existem uma série de requisitos que são minuciosamente analisados e testados para atestar um defeito de fabricação ou queda de eficiência, pois a garantia não abrange em hipótese alguma a utilização incorreta dos módulos fotovoltaicos. Então prepare papel e caneta e mãos-a-obra:

Recebimento da mercadoria

Na hora de receber o produto conferir a integridade das caixas, caso encontre algum problema recuse a mercadoria danificada e informe o fornecedor imediatamente, antes mesmo de dispensar a transportadora responsável. Se nenhuma notificação for feita no momento do recebimento fica entendido que qualquer dano posteriormente encontrado é de responsabilidade do recebedor. Filmar o recebimento também é uma segurança a mais para aquele que recebe, o famoso “Unboxing”.

Outro ponto importante no recebimento é a verificação do número de volumes recebidos, faça sempre um checklist daquilo que você comprou e espera receber. Verifique se a quantidade de volumes informada na nota fiscal bate com a quantidade de volumes recebida.

Manuseio

O armazenamento de equipamentos fotovoltaicos na Fotus são realizados de maneira segura e eficiente, porque nos preocupamos com a integridade e com nossos clientes. Alguns avisos são enviados junto as caixas, como por exemplo, frágil, não pisar, e empilhar no máximo dois módulos.

Figura 2– Dicas de manuseio nas caixas

O manuseio dos módulos deve ser feito sempre com o auxílio de ao menos duas pessoas e em hipótese alguma deve-se utilizar a cabeça para apoiar o módulo.

Figura 3 – Forma incorreta de empilhar os módulos

Não empilhe os módulos na horizontal, principalmente se forem grandes quantidades. Os módulos não foram projetados para suportar muito peso sobre sua superfície. Quando os módulos forem despaletizados, estes devem ser acomodados na vertical e com uma leve inclinação.

Figura 4 – Forma correta de empilhar os módulos

Não suba ou pise na superfície do módulo. Andar sobre os módulos causará microfissuras em suas células. As microfissuras interrompem o fluxo normal de corrente na célula reduzindo a geração do módulo e também causando um ponto quente na região da fissura. Consequentemente, o ponto quente degrada a vida útil do painel e pode causar a delaminação das células e incêndios.

Figura 5 – Módulo com microfissuras devido à excesso de peso

Mobilização em altura

Quando houver a necessidade de subir em um telhado por exemplo, é preciso ter muito cuidado. Por isso, nada de improvisos. Procure sempre contar com equipamentos confiáveis e seguros, como uma escada de boa qualidade, que garanta que a sua subida será sem riscos para a sua integridade física e para os equipamentos.

Figura 6 – Elevação de equipamentos evitando riscos

Além disso, evite subir no telhado caso perceba que as telhas estejam úmidas. Acontece que isso deixa o local escorregadio, aumentando as chances de você sofrer um acidente. Portanto, procure analisar as condições de suas telhas antes de subir, garantindo que o local está completamente seguro para você realizar a manutenção do seu telhado.

Mantenha a área sempre limpa e organizada

Para você ter maior confiança no seu armazenamento e manuseio, é indispensável que você mantenha o seu local de trabalho limpo, observando os arredores para entender os potenciais perigos que o circulam.

Se você gostou desse artigo, compartilhe com sua equipe e colegas de trabalho. Se você tem alguma sugestão, dúvida ou correção fique a vontade para nos contactar através do e-mail: suporte@fotusenergia.com.br.

Autores:

Antônio Drago – Graduando em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espirito Santo.

Wagner Trarbach Frank – Engenheiro Eletricista e responsável pelo Suporte Técnico na Fotus Energia Solar.