Você sabia que o painel solar aumenta sua produção em temperaturas baixas?

Avatar

Por Fotus

Fotus

Por Fotus

Você sabia que o painel solar aumenta sua produção em temperaturas baixas?

Olá, Integrador! Você gostaria de saber mais sobre a produção de energia solar em baixas temperaturas?

Hoje vamos compartilhar em nosso blog um assunto bastante questionado e que causa muitas dúvidas em que consome a energia solar, e fazemos questão que você tenha essa informação na “ponta da língua”.

O Painel solar produz energia no inverno? Se a energia é gerada através do sol, os locais frios tem mais dificuldade de produzir?

Para quem não sabe, os fatores mais importantes na eficiência da produção de energia de um painel solar é o comprimento e a força da luz solar recebida, e a temperatura e outros fatores ambientais podem influenciar na redução da eficiência e diminuição da produção de energia do painel solar.

Os painéis solares funcionam com a Luz e não com o calor, não importa o frio que esta lá fora. Além disso, os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. Isso porque painéis solares, na sua maioria, são feitos de silício ( o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor e todo semicondutor perde eficiência com o calor.

Portanto, mesmo quando em dias nublados, seus painéis solares produzem energia elétrica. Desde que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável. Como os dias são um pouco mais curtos, e o sol esta mais baixo, você não produzirá tanta energia no inverno quanto durante longos dias de verão com o “sol a pino”.

Outro fator que influencia na produção de energia que é afetado pelas estações do ano é a posição do sol no céu. Para sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico.

Ex: A Latitude do Rio de Janeiro é 22°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico no RJ é: Face Norte a 22° de inclinação. Em um dia de inverno a posição no sol esta “mais baixa no céu” e o dia possui menos horas de sol assim. Como o ângulo do sol pode não estar na posição ideal e a quantidade de horas de sol é reduzida, no inverno embora a temperatura seja ideal para o painel solar a produção de energia normalmente é menor.

Fonte: Portal Solar

Gostou do esclarecimento?

Fique ligado no blog da Fotus, e fique por dentro de notícias e conteúdos exclusivos do setor!

Acesse também as nossas redes sociais e saiba as principais novidades e promoções do time Fotus Distribuidora Solar.