Znshine Solar lança série FV com revestimento em grafeno para acelerar a redução de custos e a melhoria da eficiência

Avatar

Por Fotus

Fotus

Por Fotus

Znshine Solar lança série FV com revestimento em grafeno para acelerar a redução de custos e a melhoria da eficiência

A maior fornecedora de soluções fotovoltaicas do mundo na Bolsa Nacional de Transações e Cotações (NEEQ) da China, realizou o lançamento da era da evolução G12 – a Znshine Graphene Series – um módulo em grafeno de 12 busbar, módulo em grafeno de 5 busbar e módulo em grafeno em vidro duplo.

A tecnologia de vidro com revestimento em grafeno é resultado da cooperação do Znshine Group e da Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

O vidro com revestimento em grafeno da empresa está inicialmente disponível. A capacidade de módulo em série é de 500 MW e espera-se que expanda ainda mais a capacidade para 2 GW até o final deste ano. Até o final de 2019, a capacidade será expandida para cerca de 5 GW.

Um dos motivos que tem inspirado ainda mais a Znshine Solar a aumentar seu ímpeto de pesquisa e desenvolvimento para módulos em grafeno autolimpantes é o fato da economia no custo de limpeza, atualmente os serviços públicos FV estão usando métodos de limpeza manuais para limpar a superfície de painéis fotovoltaicos. Esse tipo de método de limpeza é difícil para unificar as especificações operacionais, e é provável que cause problemas como rachadura de células FV e manchas residuais de água na superfície do módulo. O alto custo de trabalho aumenta o fardo operacional. A aplicação da camada de filme de grafeno não apenas aumenta o desempenho de transmissão de luz do próprio vidro, mas os módulos com revestimento em grafeno também têm um retorno sobre investimentos atrativo devido à sua enorme hidrofilicidade.

Após testes especiais de simulação externa, os resultados do teste mostraram que o vidro com revestimento em grafeno possui um efeito superhidrofílico excelente, podendo coletar rapidamente o pó da superfície em vidro e removê-lo. Não há resíduo de água de esgoto, e a superfície em vidro mantém uma limpeza de longo prazo, que aumenta grandemente o nível de produção de energia de módulos fotovoltaicos.

A especificação de vidro com revestimento em grafeno de 300 mm x 300 mm x 3,2 mm desenvolvida pela Znshine Solar passou nos testes rigorosos pelo laboratório de testes autorizado terceirizado e pela certificação autorizada recebida desta agência. Trata-se de um marco importante para a aplicação FV em grafeno da Znshine.

FONTE: Exame

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *